quinta-feira, 23 de junho de 2016

Os benefícios de educar com disciplina

Os benefícios de educar com disciplina


Carinho e colaboração sinônimo de respeito.
Tradicionalmente a educação das crianças tem-se baseado numa disciplina punitiva, baseada no castigo e reprimendas. Esse tipo de educação não traz benefícios à criança que por sua vez demonstra aspectos de afetividade negativa tais como ressentimento, vergonha, rebeldia e na maioria das vezes a menos valia, isto é, uma autoestima prejudicada.
Em contraponto com essa forma de educar há a educação baseada em normas disciplinadoras positivas; baseada no respeito promovendo seu autocontrole e alimentando sua autoestima de forma que sejam pessoas responsáveis e respeitáveis.
Para que se eduque uma criança positivamente a disciplina se faz necessária. As crianças necessitam saber o que podem e o que não podem fazer.
Aprender que elas são responsáveis por seus atos e atitudes e que toda a ação tem, portanto uma consequência. A disciplina positiva  lhes ajuda a aprender as formas adequadas de comportar-se e agir na sociedade em que se insere.
Disciplina punitiva
gera medo e não respeito.
Nos primeiros anos de uma criança, a existência da disciplina e normas lhes dará segurança já que têm como referência  um “guia” de como agir. No entanto, não devemos entender a disciplina como uma imposição de normas, regras e formas de agir.
A disciplina tem que se apresentar como um meio para um desenvolvimento sadio e que traga felicidade às crianças. Que seja um caminho para ensinar-lhes a ser autônomos e responsáveis. Que não prejudiquem sua estima e que não provoquem reações negativas como o ressentimento e a posterior rebeldia.
A disciplina positiva é aquela que se baseia no respeito e tem como principal objetivo favorecer a maturidade às crianças para que se tornem adultos felizes.

Quais são as bases de uma disciplina positiva?

§  O respeito
§  A colaboração
§  A responsabilidade e autonomia
§  O carinho e a inclusão (esse último como sinônimo de compreensão)
§  Entendimento das normas estabelecidas para que a disciplina se concretize
§  Comprometimento das crianças com as normas e regras
§  Liberdade de ação com responsabilidade.
§  E, finalmente, o desenvolvimento sadio e feliz.
desrespeito às normas de
boa convivência social.
O objetivo primordial de se educar por meio da disciplina positiva é permitir que as crianças entendam e compartilhem o sentido das regras, das normas estabelecidas. Que sejam responsáveis para entender que suas ações têm consequências e que quando agirem com liberdade tenha a responsabilidade desses agir, pois são protagonistas do conhecimento das normas pré-estabelecidas.
Ao utilizarmos a disciplina punitiva, a criança agirá de forma adequada, entretanto guiada pelo medo e não pela compreensão do porquê deve agir assim. Quando utilizamos a disciplina punitiva, corremos o risco de que quando o fator “medo” se extingue e por isso ela agirá de acordo com o que lhe apraz e não entenderá que é responsável por seus atos, não respeitará as normas sociais de boa convivência e não saberá analisar, valorizar e compreender as consequências de seus atos.

10 pontos cruciais para Educar com  Disciplina Positiva

1.       Entender a criança. Colocar-se em seu lugar para identificar as crenças e sentimentos que estão por trás do determinado comportamento; entender as razões pelas quais as crianças agem de tal maneira e assim trabalhar para que mudem essas crenças no lugar de simplesmente modificar o comportamento.
2.       Ser um agente que auxilia a pensar, a racionalizar e decidir sobre o seu comportamento  de forma racional, não somente emocional e impulsivo.
Ser um agente que auxilia a pensar,
3.       Servir como exemplo para a criança. As crianças aprendem muito mais pelo que vêem do quepelo que ouvem (escutam).
4.       Estabelecer os objetivos de conduta que sejam possíveis de se seguir, envolvendo a criança na elaboração de um programa disciplinar.
5.       Ser firme nas decisões em relação ao limite e às normas , mas sempre agir com carinho e amabilidade na hora do conflito.
6.       Dialogar sempre com a criança permitindo-lhe que explore as consequências de suas decisões utilizando-se do erro (quando ocorrer)  como fonte de aprendizado mediante questionamentos que promovam a reflexão no lugar do castigo para que “pague” por seus erros.
7.       Manter o foco na solução do problema e não apenas no problema em si permitindo que participe da solução dos mesmos.
8.       Permita-se que a criança desenvolva sua autonomia; que seja uma pessoa capaz de decidir.
9.       Quando tiver que criticar, critique a ação, a atitude e não a pessoa. Devemos estar atentos a autoestima das crianças.
10.   E por último: puna se tiver que punir e castigue se assim se fizer necessário, mas sempre com respeito, justificando a punição e o castigo sem transmitir medo.
Flavia Inês Moroni Bartelli
Professora/psicopedagoga.  

Estudar é o melhor caminho!.
A disciplina não deve incitar o medo.


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