A
história do lápis branco
(Autor não identificado)
Era uma vez uma caixa de lápis de cor, mas o lápis branco era pouco usado. Como todos eram amigos, tentaram de tudo para consolar o lápis branco.
___Eu é que deveria estar triste, _diz o lápis azul _pois acabo muito depressa. Todos os desenhos têm um céu, e tu já viste um menino pintando um céu?
___De que adianta ter uma vida longa sem ser usado? _ lamentava-se o lápis branco. Às vezes, acho que os meninos nem me vêm.
O lápis amarelo disse:
___ Acho que ainda não descobriste para que serves. Eu, por exemplo, sirvo para pintar o sol. Às vezes sirvo para pintar flores em desenhos de jardins.
___O amarelo tem razão – falou o lápis verde. – Eu também tenho a minha função, que é desenhar as árvores e os campos.
___Ah! Acho que já descobri qual é a tua função! – disse o lápis vermelho. – Tu podes clarear as outras cores! Quando tu me clareias passo a ser “cor-de-rosa”.
___É isso mesmo! – disse o lápis preto. – Nós dois fazemos a cor cinza.
___Os céus são mais bonitos quando são de azul clarinho. – diz o azul.
___Muito obrigado amigos, agora sei que tal como vocês sou muito importante.
Era uma vez uma caixa de lápis de cor, mas o lápis branco era pouco usado. Como todos eram amigos, tentaram de tudo para consolar o lápis branco.
___Eu é que deveria estar triste, _diz o lápis azul _pois acabo muito depressa. Todos os desenhos têm um céu, e tu já viste um menino pintando um céu?
___De que adianta ter uma vida longa sem ser usado? _ lamentava-se o lápis branco. Às vezes, acho que os meninos nem me vêm.
O lápis amarelo disse:
___ Acho que ainda não descobriste para que serves. Eu, por exemplo, sirvo para pintar o sol. Às vezes sirvo para pintar flores em desenhos de jardins.
___O amarelo tem razão – falou o lápis verde. – Eu também tenho a minha função, que é desenhar as árvores e os campos.
___Ah! Acho que já descobri qual é a tua função! – disse o lápis vermelho. – Tu podes clarear as outras cores! Quando tu me clareias passo a ser “cor-de-rosa”.
___É isso mesmo! – disse o lápis preto. – Nós dois fazemos a cor cinza.
___Os céus são mais bonitos quando são de azul clarinho. – diz o azul.
___Muito obrigado amigos, agora sei que tal como vocês sou muito importante.
pinte o desenho após a realização das atividades propostas. |
Responda
de acordo com o texto:
a)
Qual o assunto do texto?
b)
Qual a queixa do lápis azul?
c)
Quem os lápis de cor queriam
consolar?
d)
Por que o lápis branco descobriu que
era importante?
Usando
o dicionário, dê um significado para a palavra dada abaixo:
a)
Consolar:______________________________________________
b)
Jardim:
_______________________________________________
c)
Campo:
_______________________________________________
Separe
as sílabas das palavras e classifique-as de acordo com o número:
palavra
|
separação
|
classificação
|
lápis
|
lá - pis
|
dissílaba
|
amarelo
|
|
|
vermelho
|
|
|
preto
|
|
|
branco
|
|
|
azul
|
|
|
No
quadro abaixo, circule a palavra com dígrafo e sublinhe a com encontro
consonantal depois as separe no quadro adequadamente:
preto - desenho -
descobrir - flores
- pintar -
árvores - achar
- depressa -
|
palavras com dígrafos
|
palavras com encontros consonantais
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Classifique
as palavras abaixo quanto à tonicidade silábica: oxítona, paroxítona ou
proparoxítona
a)
História:
_____________________________________
b)
Lápis:
_______________________________________
c)
Pintar: _______________________________________
d)
Árvore:
______________________________________
e)
Também:
_____________________________________
f)
Função:
______________________________________
g)
Amarelo:
_____________________________________
h)
Azul:_________________________________________
i)
Vermelho:
____________________________________
Classifique
os substantivos quanto ao gênero (masculino ou feminino):
a)
Lápis:
________________________________________
b)
Cor:__________________________________________
c)
Menino:_______________________________________
d)
Desenho:_____________________________________
e)
História:
______________________________________
f)
Árvore:
______________________________________
g)
Flor: _________________________________________
Dê
pelo menos dois substantivos derivados, para cada substantivo primitivo
apresentado abaixo:
a)
Arvore:
_____________________________________
b)
Jardim:
_____________________________________
c)
Lápis: _______________________________________
d)
Amigo:
______________________________________
Destaque
os artigos no trecho abaixo e
classifique-os em definido ou indefinido:
“Era uma vez uma caixa de lápis de
cor, mas o lápis branco era pouco usado. Como todos eram amigos tentaram de
tudo para consolar o lápis branco”.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Bom trabalho!
Flávia Inês Moroni Bartelli
professora/psicopedagoga
Estudar é o melhor caminho!
Nenhum comentário:
Postar um comentário