domingo, 22 de maio de 2016

poema HISTÓRIA DA PLANTA - texto e gramática aplicada. (6º ano)

                 HISTÓRIA DA PLANTA
                                                    Ofélia e Narbal Fontes
A raiz:        Do mundo não vejo nada,
Pinte o desenho dessa floresta dando a ela o seu toque pessoal.
                   Pois vivo sempre enterrada,
                   Mas¹ não me entristeço, não,
                   Seguro a planta e a sustento
                   Sugando água e alimento.
O caule:     Sou tronco que levanta
                   E estende para os espaços
                   Braços, braços e mais braços
                   Colhendo a luz para a planta.
A folha:     Da planta sou o pulmão
                   Mas além de respirar,
                   Tenho uma grande função:
                   Roubo energia solar.
A flor:        Sou a mãe da vegetação
                   E me perfumo e me enfeito
                   Para criar em meu peito
                   Plantinhas que nascerão.
O fruto:      Sou o cálice da flor,
                   Que² inchou e ficou maduro
                   Pela força do calor
                   E guardo em mim³, com amor,
                   As plantinhas do futuro.

Responda:
a)      Quais são as partes da planta que o poema apresenta?
b)      De acordo com o poema, qual a função da raiz e da folha?
c)       Ainda concordando com o texto, qual a função da flor e do fruto?
d)      O que o autor quis afirmar quando escreveu ”roubo energia solar” (V. 4 /E .3)?

Considerando a  primeira estrofe, retire o que se pede:
a)      Um advérbio de negação e um de tempo:
b)      Dois verbos no presente:
c)       Dois substantivos comuns e concretos:

Considerando a conjunção destacada na primeira estrofe linha 3, ela poderá ser substituída por qual conjunção abaixo sem que o verso perca o sentido gramatical:
(     ) embora         (     ) no entanto      (     ) já que       (     ) pois
Considerando a segunda e terceira estrofes, faça o que se pede:
a)      Retire duas palavras monossílabas:
b)      Uma palavra que tenha nela 1 dígrafo e 1 encontro consonantal:
c)       Uma palavra oxítona acentuada:
d)      Um substantivo monossílabo:
e)      Um substantivo que seja primitivo e abstrato:
Considerando a quarta estrofe faça o que se pede:
a)      Retire o verbo conjugado no futuro:
b)      Duas palavras que tenham ditongo:
c)       Uma palavra que tenha hiato:
d)      Um substantivo No grau diminutivo:
Considerando a última estrofe (E.5) faça o que se pede:
a)      Retire uma palavra proparoxítona:
b)      Retire dois verbos conjugados no passado (pretérito perfeito):
c)       Retire dois substantivos abstratos:
d)      Considerando a conjunção destacada ela poderá ser substituída por qual conjunção sem perder o sentido gramatical?
(     )  qual.        (     ) cuja       (     ) a qual         (     ) pois
e)      A palavra destacada na última estrofe verso quatro ( E 5 / V 4) é, respectivamente:

(     ) pronome pessoal reto  (     ) pronome possessivo (     ) pronome pessoal oblíquo

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