O LÁPIS BRANCO
¹Em uma caixa de lápis de cor, havia lápis de muitas
cores: branco, preto, verde, azul, amarelo, vermelho...
²Eram todos diferentes em suas cores, mas todos eram
lápis de cor. E começou uma discussão entre eles, para saber quem era o mais ¹bonito.
³Cada um tinha o seu motivo.
4E o verde disse:
5__Eu é que sou o mais bonito, pois sirvo para
desenhar um lindo gramado em um grande painel, quem sabe até uma floresta inteira².
6E o marrom respondeu:
7__ Grande coisa, sem mim você não desenha árvores,
pois sou eu quem desenha os troncos.
8Disse o lápis rosa:
9__ Você também precisa de mim para desenhar as
flores. Lindas 3 flores cor-de-rosa.
10E o vermelho, todo orgulhoso, falou:
11__ Eu sou mais bonito, porque sou a cor do amor.
Todos desenham lindos corações comigo.
12E o azul:
13__ Ora, quem é capaz de desenhar o céu sem mim?
14O amarelo também se achava o mais importante e
falou:
15__ Não tem céu
azul 4 sem sol!
16E todos os lápis tinham seu motivo para se achar o
mais bonito, e cismaram que o branco não tinha utilidade, pois, por mais que se
esforçasse, não conseguia riscar o papel branco 5 do caderno
de desenho.
17E começaram a discriminá-lo.
18Todas as vezes que as crianças pegavam a caixa de
lápis para desenhar, os lápis coloridos davam um jeitinho de afastar o lápis
branco.
19Desta forma, todos foram diminuindo de tamanho,
porque eram muito apontados pelas crianças, menos o lápis branco, que
permanecia novinho em folha.
20Até que os lápis coloridos acabaram e seus
toquinhos, que não davam mais para apontar, foram jogados no lixo.
21Restou apenas o lápis branco, esquecido em um
cantinho da caixa de lápis, desprezado, sem conseguir exercer a sua função de
lápis de cor, mesmo sendo capaz.
22Um dia, uma criança o encontrou e resolveu desenhar
uma nuvem, uma nuvem branca, no céu azul! Pegou um papel azul e começou a
pintar sua nuvem e seu desenho foi o mais bonito, pois, além da nuvem, viu que
também podia desenhar a espuma das ondas do mar. E, assim, todos viram a
importância do lápis branco, porque ele também era um lápis de cor e de uma
bela cor.
FONTE:www.espacolapisdecor.com
Classificação do Adjetivo
Explicativo: exprime qualidade própria do ser. Exemplo: neve fria.
Restritivo: exprime qualidade que não é própria do ser. Exemplo: fruta madura.
Explicativo: exprime qualidade própria do ser. Exemplo: neve fria.
Restritivo: exprime qualidade que não é própria do ser. Exemplo: fruta madura.
Quanto
à formação, o adjetivo pode ser:
|
ATIVIDADES:
a)
Responda
o que se pede:
1) O
adjetivo bonito ¹ está relacionado à qual substantivo? _______________________
2) O
adjetivo inteira ² está relacionada a qual substantivo? _______________________
3) O
adjetivo lindas3 está
relacionado a qual substantivo? _______________________
4) Qual o substantivo e o adjetivo no trecho“céu azul” 4? ________________________
5) O
adjetivo branco 5 está relacionado a qual substantivo?
______________________
b)
Responda:
1) O
texto narra a história do lápis de cor branco. Considerando o segundo
parágrafo, qual a mensagem que ele transmite?
2) O
lápis vermelho justifica sua importância. Qual a razão dele ser o mais importante?
3) Considerando
o texto; por que o lápis amarelo é o mais importante?
4) De
acordo com o texto, o que os lápis de cor faziam quando as crianças começavam a
pintar (parágrafo 17)?
5) De
acordo com seu conhecimento, além da nuvem e das ondas do mar o que mais pode
ser colorido com o lápis branco?
c)
Retire
do texto o que se pede:
1) Todos
os adjetivos da fala do lápis de cor verde( Prg. 5):
2) O
substantivo referente ao adjetivo colorido (Prg. 18):
3) Todos
os adjetivos do parágrafo 19 e seus substantivos correspondente:
4) Considerando
o trecho: “uma nuvem branca, no céu azul”
(prg 22) quais são os adjetivos?
5) Considerando
o trecho “desenhar a espuma das ondas
do mar” (prg. 22) , as expressões sublinhadas são locuções adjetivas.
Quais os adjetivos correspondentes respectivamente?
d)
Pesquise
o adjetivo correspondente à locução
apresentada:
1) De
abdômen: _____________________
2) De
ano: _____________________
3) De
astro: _____________________
4) De
audição: _____________________
5) De
boca: _____________________
6) De
face: _____________________
7) De
gelo: _____________________
8) De
junho: _____________________
9) De
mãe : _____________________
10) De
pai: _____________________
11) De
sol: _____________________
12) De
visão _____________________
¹
ótico → audição; óptico → visão
e) Complete as frases com o adjetivo correspondente à locução apresentada:
1)
Cresceu num ambiente _________________________________(de
família).
2)
Seu amor por ela era amor ______________________________(de
irmã).
3)
Comprava revistas _________________________(de
mês) sobre moda.
4)
A língua _______________________ (dos homens)
nem sempre é compreensível.
5)
Foi uma linda festa ______________________(de
junho) que a escola promoveu.
f) Forme adjetivos a partir dos
substantivos abaixo:
1)
Luxo:
2)
Estágio:
3)
Alegria:
4)
Tristeza:
5)
Poder:
6)
Amor:
7)
Carinho:
8)
Bondade:
9)
Silêncio:
10)
Felicidade:
Nenhum comentário:
Postar um comentário