quarta-feira, 25 de maio de 2016

Atenção à respiração! Técnica para favorecer a atenção e concentração

Atenção à respiração!
 Técnica para favorecer a atenção e concentração
Esta técnica tem por objetivo promover o desenvolvimento da concentração eficiente e da atenção plena consciente. Para tanto objetiva favorecer a capacidade de autocontrolar-se; desenvolver estratégias de atenção plena e fomentar técnicas de controle da atenção.
A  técnica pode ser aplicada classes escolares com crianças a partir dos seis anos.
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
1 bichinho inflável (pequeno), 1 cronômetro, 1 colchonete e uma almofada para cada criança.
( Na falta de bichinhos infláveis pode-se substituir por um feito com a técnica “origami”).
A técnica promove a prática da concentração e atenção plena, levando em conta a respiração. Quando trabalhamos com crianças muito jovens (6 a 10 anos) temos que ter consciência de que o mais importante é o processo. Trata-se de ajudá-los a manter o foco na  respiração. Ser consciente da “existência” da respiração e estar em equilíbrio com ela, não significa trocar a maneira de se respirar, mas prestar atenção em como se respira. Através da atenção na respiração tentar-se-á levar as crianças a um estado de relaxamento natural. Tentar conectá-los com o seu interior.
Instrução geral:
·         Dispor o material em um espaço arejado, tranquilo.
·            Esclarecimento prévio: Antes de começar,  dizemos às crianças que é importante que cada um cuide de seu bichinho  (inflável ou de origami confeccionado na aula de artes) e manter a atenção nele. 
         Mesmo sendo uma técnica de meditação, as crianças muito pequenas não conseguem chegar a esse ponto uma vez que meditação requer prática e tempo. O objetivo que perseguimos é ensinar a criança um método para relaxar, para conectar-se consigo mesma através da respiração. Sendo a respiração algo tão simples e natural, vamos perceber que ela nos ajuda a desenvolver estratégias de atenção plena consciente.
·         Após estarem bem acomodados, deitados no colchonete de barriga para cima, com a almofada como travesseiro, deverão colocar o bichinho inflável em cima de barriga.
·         Uma vez explicado isso pedimos que a criança respire e observe os movimentos que o bichinho faz (subindo e descendo) em cima da barriga. Provocar situações em que respirem colocando pouco ar dentro na "barriga" para que o bichinho se mova pouco e na sequência ir aumentando para que a criança perceba que quanto mais ar colocarmos na barriga, mais o bichinho sobe.
·         Considerar que alguns bichinhos se moverão mais rapidamente que outros, considerando a rapidez e a lentidão com que cada criança respira.
·            Levar a criança a perceber e centrar-se na sua respiração recomendando que seu bichinho
    não caia. (Quando a criança alcançar esse estágio perceberá que ela está plenamente concentrada na atividade).

·         Nesse momento poderemos colocar uma música relaxante e deixaremos a criança centrada em sua respiração através do bichinho.
Essa técnica, quando se tem o material disponível, não poderá durar mais do que 10 minutos, pois algumas crianças concentram tanto que chegam a dormir.
Também é um excelente exercício pós recreio, pois as crianças normalmente voltam agitadas, suadas e necessitam de uma atividade que lhes acalme. Assim retornarão às atividades de classe de forma normal e mais dispostas.

urso em origami - modelo

Cão em origami - modelo

Flávia Inês Moroni Bartelli
professora/psicopedagoga.

                                                      Estudar é o melhor caminho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário