Estratégias para melhorar a conduta da criança _ por
quê?
saber a hora de brincar |
A educação de
crianças em pleno século XXI não é uma tarefa fácil. Apesar dos esforços
contínuos em inúmeras ocasiões nos deparamos com o “mau comportamento” de
algumas crianças.
Para famílias
e educandários, melhorar a conduta da criança pode sintetizar-se num árduo
desafio.
Para superar
esse obstáculo é preciso que se conheça muito sobre a criança e analisar como é sua conduta. Conhecer o porquê
de seu comportamento é a chave para a busca das estratégias para melhorar essa
conduta.
Toda pessoa,
quando nasce, não sabe como comportar-se socialmente. Usamos alguns arquétipos e algumas tendências
intuitivas relacionadas à sobrevivência tal como a busca por água e alimentos,
no entanto não temos um manual de condutas congênito.
Se, desde o
nascimento o bebê inicia o desenvolvimento de diferentes formas de
comportar-se, donde tira as diferentes maneiras de agir diante de determinadas
situações?
Primeiramente
ele, o bebê, observa a conduta das pessoas que o cercam (adultos e crianças)
assim como os meios de comunicação de massa incorrendo assim uma aprendizagem
por observação.
Entretanto
essa conduta não é de todo determinante para que se generalize ou não determinadas
condutas.
As crianças
observam diferentes forma de conduta e
imitam-nas e ao imitá-las promovem um processo de aprendizagem por ensaio e
erro. É onde prova o modelo de conduta e comprova os resultados.
regras clara: ouvir/falar. |
Quando esses
resultados são positivos para a criança, de alguma maneira ela se reforça e a
criança tende a repeti-la. Caso seja negativa a tendência é eliminar tal
conduta.
A partir do que
foi relatado acima, podemos, então, analisar as causas do comportamento
inadequado e trabalhar para que melhorem suas condutas.
Importante se
faz colocar que, por trás do comportamento inadequado é comum nos deparar com
as seguintes causas:
·
Um desconforto que encontra sua viade escape
através de condutas problema ou
·
Uma aprendizagem de condutas inadequadas
Normalmente a
conduta problema é uma mescla de ambos os fatores acima descritos.
Como agir nessas situações?
o Prestar
atenção a tua forma de conduta e a das pessoas que a cercam. Elas podem ser
determinantes à conduta da criança. Recorde-se que a criança toma como modelo
de conduta aquilo que vê ou presencia. Se os familiares (pais, irmãos,
primos...) gritam a criança gritará.
o Prestar
atenção ao que reforçamos na conduta. É muito comum dar-se ênfase ao mau
comportamento e ignorar os bons. Isso reforçará o mau comportamento, mesmo que
seja por teimosia.
o Estar
atento ao estado emocional das crianças. Caso haja algum tipo de mal estar ou
necessidade, devemos atender a essa necessidade para promover a melhoria de sua
conduta.
o Estabelecer
normas claras, precisas e em consonância
por todos os membros do grupo (familiar ou escolar). É importante que sejam
normas válidas para qualquer situação ou pessoa e que a criança compreenda
perfeitamente o seu papel nesse grupo.
o Conversar
metodicamente e pedagogicamente com a criança explicando-lhe como espera que se
comporte em diferentes situações. Não é suficiente que se diga “Comporte-se bem”.
Devemos especificar a que nos referimos determinado comportamento.
o E
por fim, aprender a negociar com as crianças. Toda criança precisa de
disciplina (ou limite como queiram), porém tem que ser uma disciplina de
caráter prático, baseada na democracia. Não se trata de uma disciplina
intimidadora que lhe cause temor, mas sim que lhe permita refletir e
compreender o que é bom comportamento e o que não é adequado.
Flávia Inês
Moroni Bartelli
Psicopedagoga.
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