domingo, 15 de maio de 2016

Estratégias para melhorar a conduta da criança - reflexões.

Estratégias para melhorar a conduta da criança   _  por quê?





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 Estratégias para melhorar a conduta da criança   _  por quê?


A educação de crianças em pleno século XXI não é uma tarefa fácil. Apesar dos esforços contínuos em inúmeras ocasiões nos deparamos com o “mau comportamento” de algumas crianças.
Para famílias e educandários, melhorar a conduta da criança pode sintetizar-se num árduo desafio.
Para superar esse obstáculo é preciso que se conheça muito sobre a criança e  analisar como é sua conduta. Conhecer o porquê de seu comportamento é a chave para a busca das estratégias para melhorar essa conduta.
Toda pessoa, quando nasce, não sabe como comportar-se socialmente.  Usamos alguns arquétipos e algumas tendências intuitivas relacionadas à sobrevivência tal como a busca por água e alimentos, no entanto não temos um manual de condutas congênito.
Se, desde o nascimento o bebê inicia o desenvolvimento de diferentes formas de comportar-se, donde tira as diferentes maneiras de agir diante de determinadas situações?
Primeiramente ele, o bebê, observa a conduta das pessoas que o cercam (adultos e crianças) assim como os meios de comunicação de massa incorrendo assim uma aprendizagem por observação.
Entretanto essa conduta não é de todo determinante para que se generalize ou não determinadas condutas.   
As crianças observam diferentes forma de  conduta e imitam-nas e ao imitá-las promovem um processo de aprendizagem por ensaio e erro. É onde prova o modelo de conduta e comprova os resultados.
regras clara: ouvir/falar.
Quando esses resultados são positivos para a criança, de alguma maneira ela se reforça e a criança tende a repeti-la. Caso seja negativa a tendência é eliminar tal conduta.
A partir do que foi relatado acima, podemos, então, analisar as causas do comportamento inadequado e trabalhar para que melhorem suas condutas.
Importante se faz colocar que, por trás do comportamento inadequado é comum nos deparar com as seguintes causas:
·         Um desconforto que encontra sua viade escape através de condutas problema ou
·         Uma aprendizagem de condutas inadequadas
Normalmente a conduta problema é uma mescla de ambos os fatores acima descritos.     
Como agir nessas situações?
o   Prestar atenção a tua forma de conduta e a das pessoas que a cercam. Elas podem ser determinantes à conduta da criança. Recorde-se que a criança toma como modelo de conduta aquilo que vê ou presencia. Se os familiares (pais, irmãos, primos...) gritam a criança gritará.
o   Prestar atenção ao que reforçamos na conduta. É muito comum dar-se ênfase ao mau comportamento e ignorar os bons. Isso reforçará o mau comportamento, mesmo que seja por teimosia.
o   Estar atento ao estado emocional das crianças. Caso haja algum tipo de mal estar ou necessidade, devemos atender a essa necessidade para promover a melhoria de sua conduta.
o   Estabelecer normas claras, precisas e em  consonância por todos os membros do grupo (familiar ou escolar). É importante que sejam normas válidas para qualquer situação ou pessoa e que a criança compreenda perfeitamente o seu papel nesse grupo.
o   Conversar metodicamente e pedagogicamente com a criança explicando-lhe como espera que se comporte em diferentes situações. Não é suficiente que se diga “Comporte-se bem”. Devemos especificar a que nos referimos determinado comportamento.
o   E por fim, aprender a negociar com as crianças. Toda criança precisa de disciplina (ou limite como queiram), porém tem que ser uma disciplina de caráter prático, baseada na democracia. Não se trata de uma disciplina intimidadora que lhe cause temor, mas sim que lhe permita refletir e compreender o que é bom comportamento e o que não é adequado.


Flávia Inês Moroni Bartelli
         Psicopedagoga.


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