quinta-feira, 12 de maio de 2016

Lateralidade Cruzada - parte 1.




Lateralidade Cruzada    - parte 1.
A lateralidade cruzada é um inimigo da aprendizagem. Mito ou verdade?
Primeiramente inicio este artigo explicando que a lateralidade é uma função complexa que deriva da organização binária do nosso sistema nervoso. De fato, grande parte do nosso corpo articula-se de forma dupla: dois olhos, dois ouvidos, duas orelhas, dois pulmões, dois rins, etc. O nosso cérebro também dispõe de duas estruturas hemisféricas especializadas que são responsáveis por controlar todo o complexo sistema dual, integrando a diferente informação sensorial, orientando-nos no espaço e no tempo e, definitivamente, interpretando eficientemente o mundo que nos rodeia.
Em algumas ocasiões a mão dominante (a direita) não coincide com o olho dominante (o esquerdo) de uma pessoa, o que pode provocar problemas de aprendizagem e de desenvolvimento, sobretudo no que diz respeito à escrita.
Maria Dolores Morillo  médica especialista em oftalmologia e por trabalhar constantemente com crianças com dificuldade de aprendizagem também especializou em TDAH pela Universidade de Alcalá de Heneres, Espanha tem contribuído muito com seu trabalho quando aborda sobre a lateralidade cruzada e a influência dessa na aprendizagem. A partir de seu trabalho, pus-me a pesquisar e compreender os mitos e as verdades sobre a lateralidade cruzada quando relacionada às dificuldades de aprendizagem.
Em muitos casos existe de fato a relação de problemas de aprendizagem relacionados com a visão. Pode-se encontrar crianças com microestrabismo, miopia, insuficiência de convergência, entre outros. Não obstante é importante recordar que conjuntamente com esses problemas podemos ter uma criança com TDAH.
Parafraseando, podemos afirmar que uma pessoa pode ter um guarda chuva  e um guarda sol em casa; assim uma criança pode ter  hipermetropia, insuficiência de convergência visual e TDAH.
Hoje, especificamente quero tomar como foco de estudo a lateralidade cruzada como fator interveniente na aprendizagem.
Na sombra do processo de  aprendizagem e porque não das incoerências pedagógicas foi-se criando um sem fim de explicações para inúmeras situações que dificultam o dia adia de quem tem lateralidade cruzada. E esta então passa a ser a vilã causadora do estrabismo, de certos problemas de refração, contraturas musculares, dificuldades psicomotoras e na carona dificuldades de atenção e hiperatividade.
Para entender com facilidade a lateralidade cruzada precisa-se repassar alguns conceitos científicos:

. Hemisférios Cerebrais

Através de uma proeminente ranhura chamada fissura longitudinal, o cérebro é dividido em duas metades chamadas hemisférios. Na base desta fissura encontra-se um espesso feixe de fibras nervosas, chamado corpo caloso, o qual fornece um elo de comunicação entre os hemisférios. O hemisfério esquerdo controla a metade direita do corpo e vice-versa, em razão de um cruzamento de fibras nervosas no bulbo.
Ainda que os hemisférios direito e esquerdo pareçam ser uma imagem em espelho um do outro, existe uma importante distinção funcional entre eles. Na maioria das pessoas, por exemplo, as áreas que controlam a fala estão localizadas no hemisfério esquerdo, enquanto áreas que governam percepções espaciais residem no hemisfério direito.
Começando do topo do hemisfério, as regiões superiores das áreas motoras e sensoriais controlam as partes inferiores do corpo.

•             Sistema Nervoso Central e Nervos periféricos
Todos os movimentos que realizamos as sensações de frio, calor, dor, ações involuntárias como a digestão ou a filtração do sangue nos rins dependem da informação que entra e sai de nosso cérebro, que funciona como um supercomputador.

O cérebro recebe e envia informações através de um grande cabo com fios alojados na coluna vertebral que formam a medula espinhal.
Este cabo maior se forma a partir de um conjunto de fios menores que entram e saem do cérebro para chegar a todos os órgãos e para o sistema nervoso periférico. Cada nervo periférico é formado por centenas de fibras conforme um cabo de condução elétrica. Como funciona a informação no cérebro?
Em geral cada uma das metades do cérebro controla a metade contrária do corpo. Isso ocorre para o movimento das extremidades (braços e pernas) ou para algumas percepções como a dor, a sensação de frio e calor. Entretanto, ao longo da evolução se compreendeu que algumas das funções não percorrem o mesmo caminho. Entre elas a função da visão. A informação que vem  dos nervos oculares não é completamente contrária. Apenas uma parte.


•             A  Retina  e Mácula
A retina é a parte mais nobre do olho humano. Ela é formada por células nervosas que se organizam em camadas e que filtram ,  ordenam e transmitem ao cérebro a informação do que estamos vendo .  A  mácula é a zona de maior definição da retina. É a área capaz de distinguir detalhes  necessários para se ler, reconhecer rostos, colorir um desenho dentro dos limites lineares. O restante da retina não consegue distinguir detalhes tão precisos, mas em contraponto aquilo que nos é necessário como visualizar um Ônibus que passa. Um avião no céu...
             Movimentos oculares conjugados e dominância ocular
Quando nos deparamos com uma criança com estrabismo, a explicação mais simplista para compreender como ocorre a visão nela  é a metáfora de que os olhos são como duas rodas de um carro, porém não interligadas pelo mesmo eixo.  Os olhos podem mover-se de modo completamente independentes. Outra comparação é como os olhos de um camaleão, que se movem individualmente.
Então,  numa visão normal, quando queremos ver algo com detalhe, a mácula de um de nossos olhos se centra nesse objeto ( olho dominante) e com milésimos de segundos o outro olho faz o mesmo.
PS* No artigo Lateralidade Cruzada parte 2  abordarei sobre as dificuldades de aprendizagem que incorre na aprendizagem a partir da lateralidade cruzada.
Flávia Bartelli
Psicopedagoga.





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