A ponte - atividade lúdica
Esta atividade (técnica) nos auxilia a trabalhar a
comunicação e a solução de conflitos.
Objetivo:
Destruindo muros; construindo pontes. |
·
Favorecer o desenvolvimento da habilidade do
entendimento.
·
Fomentar o desenvolvimento de estratégias para
solucionar conflitos.
·
Promover o desenvolvimento da comunicação assertiva.
·
Edificar a ponte sem que haja nenhuma fenda.
Participantes: pré-adolescentes
e adolescentes a partir do 12 anos
Material
·
Ficha: *Reação diante de conflitos: CONSTRUINDO PONTES .
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Material para desenhar e escrever.
Em que consiste a estratégia?
É uma dinâmica educativa que trabalha especificamente a
reflexão sobre a capacidade de entendimento ante os conflitos do dia a dia.
Sabemos, por nossa natureza humana, que quando surge um conflito qualquer temos
a capacidade de super valorizá-lo através de nossas atitudes. Não nos ocorre optarmos
estratégias por estratégias para solucioná-lo.
Ela propõe que construamos uma “ponte” capaz de unir atitudes
diante do conflito ao invés de ignorá-lo ou supervalorizá-lo. A habilidade de
solucionar conflitos, atualmente, é essencial para as interações sociais e
contribui para o êxito social e pessoal.
Preparação: Após
distribuir o material esclarece-se que “em certas ocasiões todos nos encontramos
em situações de conflitos, quer por questões
de opinião divergentes ou talvez por outro motivo qualquer. Se não nos
permitirmos divergir de opiniões sem que haja acaloradas discussões não
teríamos evoluído. Por isso vai-se refletir sobre o que pode-se fazer nessas ocasiões.
O primeiro passo é que se complete a ficha “nossas
reações”, e que reflitamos sobre o conflito que se está vivenciando (ou um
conflito hipotético). Para completar a ficha é imprescindível que se determine
com que tipo de conflito se quer trabalhar. Diante de um conflito podemos
adotar diferentes posturas que por sua vez determinam a forma como pensamos ou
sentimos sobre a situação disposta. Estas posturas podem ser:
Postura de afastamento |
·
Postura de afastamento. É a postura que se baseia no
sentimento centrado no ego; no próprio eu. É a postura que não permite o
escutar ao outro e também não expressa nenhum sentimento.
Postura de acolhimento |
·
Posturas de acolhimento. É a postura que se baseia no
escutar, no falar (sem impor a opinião). É uma postura que prima pela comunicação.
É importante salientar que cada vez que empregamos a
postura de afastamento, criamos uma brecha (um espaço) entre os membros do
grupo, mais especificamente com a pessoa ligada ao conflito e cada vez que empregamos
a postura do acolhimento, criamos uma ponte de entendimento.
Uma vez finalizado o preenchimento da “ficha”, numa cartolina
(ou folha de papel pardo 0,70m x 1m) desenharemos uma ponte (pode ser um
trabalho em conjunto ou individual) onde colocaremos uma pedra cada vez tomamos
uma atitude de acolhimento entre as diferentes posturas descritas na ficha acerca
de um mesmo conflito ou de um conflito compartilhado.
Flávia Inês Moroni
Bartelli
Professora/Psicopedagoga.
Estudar é o melhor caminho!
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