sábado, 28 de maio de 2016

A ponte - técnica para trabalhar na solução de conflitos através da comunicação.

A ponte -  atividade lúdica

Esta atividade (técnica) nos auxilia a trabalhar a comunicação e a solução de conflitos.
Objetivo:
Destruindo muros; construindo pontes.
·         Favorecer o desenvolvimento da habilidade do entendimento.
·         Fomentar o desenvolvimento de estratégias para solucionar conflitos.
·         Promover o desenvolvimento da comunicação assertiva.
·         Edificar a ponte sem que haja nenhuma fenda.
Participantes: pré-adolescentes e adolescentes a partir do 12 anos
Material
·         Ficha: *Reação diante de conflitos:                                CONSTRUINDO PONTES .

·         Material para desenhar e escrever.
Em que consiste a estratégia?
É uma dinâmica educativa que trabalha especificamente a reflexão sobre a capacidade de entendimento ante os conflitos do dia a dia. Sabemos, por nossa natureza humana, que quando surge um conflito qualquer temos a capacidade de super valorizá-lo através de nossas atitudes. Não nos ocorre optarmos estratégias por estratégias para solucioná-lo.
Ela propõe que construamos uma “ponte” capaz de unir atitudes diante do conflito ao invés de ignorá-lo ou supervalorizá-lo. A habilidade de solucionar conflitos, atualmente, é essencial para as interações sociais e contribui para o êxito social e pessoal.

Preparação: Após distribuir o material esclarece-se que “em certas ocasiões todos nos encontramos em situações de conflitos, quer por questões  de opinião divergentes ou talvez por outro motivo qualquer. Se não nos permitirmos divergir de opiniões sem que haja acaloradas discussões não teríamos evoluído. Por isso vai-se refletir sobre  o que pode-se fazer nessas ocasiões.
O primeiro passo é que se complete a ficha “nossas reações”, e que reflitamos sobre o conflito que se está vivenciando (ou um conflito hipotético). Para completar a ficha é imprescindível que se determine com que tipo de conflito se quer trabalhar. Diante de um conflito podemos adotar diferentes posturas que por sua vez determinam a forma como pensamos ou sentimos sobre a situação disposta. Estas posturas podem ser:
Postura de afastamento 
·         Postura de afastamento. É a postura que se baseia no sentimento centrado no ego; no próprio eu. É a postura que não permite o escutar ao outro e também não expressa nenhum sentimento.
Postura de acolhimento
·         Posturas de acolhimento. É a postura que se baseia no escutar, no falar (sem impor a opinião). É uma postura que prima pela comunicação.
É importante salientar que cada vez que empregamos a postura de afastamento, criamos uma brecha (um espaço) entre os membros do grupo, mais especificamente com a pessoa ligada ao conflito e cada vez que empregamos a postura do acolhimento, criamos uma ponte de entendimento.
Uma vez finalizado o preenchimento da “ficha”, numa cartolina (ou folha de papel pardo 0,70m x 1m) desenharemos uma ponte (pode ser um trabalho em conjunto ou individual) onde colocaremos uma pedra cada vez tomamos uma atitude de acolhimento entre as diferentes posturas descritas na ficha acerca de um mesmo conflito ou de um conflito compartilhado.
Flávia Inês Moroni Bartelli
Professora/Psicopedagoga.

Estudar é o melhor caminho!

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