domingo, 15 de maio de 2016

A história do lápis! texto, interpretação,e gramática aplicada. (classes gramaticais, ortografia,...) 5º e 6º anos

A história do lápis!

 Paulo Coelho


O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou:
__Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E por acaso, é uma história sobre mim?
A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto:
__ Estou escrevendo sobre você, é verdade. Entretanto, mais importante do que as palavras, é o lápis¹ que estou usando. Gostaria² que você fosse como ele³, quando crescesse.
O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.
__ Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida!
__ Tudo depende do modo como você olha as coisas.
Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo:
"Primeira qualidade”
Você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos. “Esta mão nós chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade”.
"Segunda qualidade”
De vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o apontador. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final, ele está mais afiado. “Portanto, saiba suportar algumas dores, porque elas o farão ser uma pessoa melhor.”
"Terceira qualidade”
O lápis sempre permite que usemos uma borracha para apagar aquilo que estava errado. “Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter no caminho da justiça”.
"Quarta qualidade”
O que realmente importa no lápis não é a madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro. “Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de você.”
"Finalmente, a quinta qualidade do lápis: ele sempre deixa uma marca. Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida, irá deixar traços, e procure ser consciente de cada ação".
Responda
1)            Quais são os personagens do texto?
2)            O que a avó estava fazendo?
3)            Como foi o olhar do menino para o lápis?
4)            Resumidamente; quais as qualidades do lápis?
5)            O que é “estar intrigado”?
6)            Como a avó do menino queria que ele fosse quando crescesse? Por quê?
7)            Qual a qualidade do lápis que você achou mais importante? Por quê?
8)            Segundo a avó, qual é a mão que guia nossos passos?
Retire do texto:
a)         2 palavras com ss.:
b)         2 palavras com acento agudo (´):
c)         2  palavras com til| (~).
d)         2 palavras com cedilha (ç)

Marque a alternativa correta de acordo com o texto :
a)    Devemos fazer para nos mantermos no caminho da justiça:
(   ) ter atitudes ruins (    ) suportar dores (    ) corrigir aquilo que fazemos de errado
b)    É mais importante na vida:
(    ) cuidar da beleza exterior (    ) cuidar da beleza interior.

Relacione a classe gramatical (coluna 1) das palavras destacadas (coluna 2) destacadas no quarto parágrafo:
1)    Substantivo                                        (    ) gostaria.
2)    Verbo                                                 (    ) ele
3)    Pronome                                            (    ) lápis.

Considerando a frase abaixo dê a classe gramatical das palavras destacadas:
“Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo.”
Você:_____________________________________
Será:______________________________________
Uma: _____________________________________
Mundo: ___________________________________
Considere o trecho: “Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não¹ é necessariamente² algo mau, mas algo importante³ para nos manter no caminho4 da justiça”. Dê a classe gramatical de cada palavra destacada:
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
Considere o trecho e retire o que se pede: "Finalmente, a quinta qualidade do lápis: ele sempre deixa uma marca. Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida, irá deixar traços, e procure ser consciente de cada ação".
a)    Uma palavra polissílaba:
b)    Uma palavra dissílaba acentuada:
c)    Uma palavra com encontro consonantal:
d)    Uma palavra com dígrafo:
e)    Uma palavra com encontro vocálico – ditongo:
f)     Um advérbio de tempo:
g)    Um pronome de tratamento:
h)    Um substantivo abstrato:
i)      Um pronome indefinido:
j)      Um numeral:
k)    Um verbo da 2ª conjugação:
l)      Um verbo da 1ª conjugação no presente:

 Bons estudos!
Flávia I. M. Bartelli
Professora/psicopedagoga




Estudar é o melhor caminho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário