A
história do lápis!
Paulo Coelho
O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A
certa altura, perguntou:
A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o
neto:
__ Estou escrevendo
sobre você, é verdade. Entretanto, mais importante do que as palavras, é o
lápis¹ que estou usando. Gostaria² que você fosse como ele³, quando crescesse.
O menino olhou para o lápis, intrigado, e não
viu nada de especial.
__ Mas ele é igual a todos os lápis que vi em
minha vida!
__ Tudo depende do modo como você olha as
coisas.
Há cinco qualidades
nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o
mundo:
"Primeira
qualidade”
Você pode fazer grandes coisas, mas não deve
esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos. “Esta mão nós chamamos
de Deus, e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade”.
"Segunda
qualidade”
De vez em quando eu preciso parar o que estou
escrevendo, e usar o apontador. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no
final, ele está mais afiado. “Portanto, saiba suportar algumas dores, porque
elas o farão ser uma pessoa melhor.”
"Terceira
qualidade”
O lápis sempre permite que usemos uma
borracha para apagar aquilo que estava errado. “Entenda que corrigir uma coisa
que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter
no caminho da justiça”.
"Quarta
qualidade”
O que realmente importa no lápis não é a
madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro. “Portanto, sempre
cuide daquilo que acontece dentro de você.”
"Finalmente, a quinta qualidade do lápis: ele sempre deixa uma marca. Da mesma
maneira, saiba que tudo que você fizer na vida, irá deixar traços, e procure
ser consciente de cada ação".
Responda
1)
Quais
são os personagens do texto?
2)
O
que a avó estava fazendo?
3)
Como
foi o olhar do menino para o lápis?
4)
Resumidamente;
quais as qualidades do lápis?
5)
O
que é “estar intrigado”?
6)
Como
a avó do menino queria que ele fosse quando crescesse? Por quê?
7)
Qual
a qualidade do lápis que você achou mais importante? Por quê?
8)
Segundo
a avó, qual é a mão que guia nossos passos?
Retire
do texto:
a) 2 palavras com ss.:
b) 2 palavras com acento agudo (´):
c) 2
palavras com til| (~).
d) 2 palavras com cedilha (ç)
Marque
a alternativa correta de acordo com o texto :
a)
Devemos
fazer para nos mantermos no caminho da justiça:
(
)
ter atitudes ruins ( ) suportar dores
( ) corrigir aquilo que fazemos de errado
b)
É
mais importante na vida:
( )
cuidar da beleza exterior ( ) cuidar
da beleza interior.
Relacione
a classe gramatical (coluna 1) das palavras destacadas (coluna 2) destacadas no quarto parágrafo:
1)
Substantivo ( ) gostaria.
2)
Verbo ( ) ele
3)
Pronome ( )
lápis.
Considerando
a frase abaixo dê a classe gramatical das palavras destacadas:
“Há cinco qualidades nele que, se você conseguir
mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo.”
Você:_____________________________________
Será:______________________________________
Uma:
_____________________________________
Mundo: ___________________________________
Considere o trecho: “Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não¹ é necessariamente²
algo mau, mas algo importante³ para nos manter no caminho4
da justiça”. Dê a classe gramatical de cada palavra destacada:
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
Considere
o trecho e retire o que se pede: "Finalmente, a quinta qualidade do lápis:
ele sempre deixa uma marca. Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na
vida, irá deixar traços, e procure ser consciente de cada ação".
a) Uma palavra polissílaba:
|
b) Uma palavra dissílaba acentuada:
|
c) Uma palavra com encontro consonantal:
|
d) Uma palavra com dígrafo:
|
e) Uma palavra com encontro vocálico – ditongo:
|
f)
Um advérbio de
tempo:
|
g) Um pronome de tratamento:
|
h) Um substantivo abstrato:
|
i)
Um pronome indefinido:
|
j)
Um numeral:
|
k) Um verbo da 2ª conjugação:
|
l)
Um verbo da 1ª
conjugação no presente:
|
Bons estudos!
Flávia I. M. Bartelli
Professora/psicopedagoga
Estudar é o melhor caminho!
Nenhum comentário:
Postar um comentário